Entender as diferenças entre sarampo, catapora e rubéola é essencial para garantir um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Isso porque, apesar de serem causadas por vírus diferentes e possuírem características distintas, essas doenças virais compartilham sintomas parecidos, o que muitas vezes pode causar confusão no momento de identificá-las.
Saiba mais sobre cada uma dessas condições e compreenda suas principais diferenças a seguir:
Índice
Você sabe o que é o sarampo? O sarampo é uma condição infecciosa e contagiosa, que é causada por um vírus da família Paramyxoviridae. Essa é uma doença que pode afetar pessoas de todas as idades. A transmissão do sarampo acontece por meio de gotículas respiratórias.
O vírus do sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estão vacinadas.
Para compreender as diferenças entre as três condições, saber o que é catapora é essencial.
A catapora, ou varicela, é uma doença altamente contagiosa, que é causada pelo vírus varicela-zoster. Apesar de afetar pessoas de todas as idades, a catapora é mais comum em crianças, principalmente entre 1 a 9 anos.
A doença é transmitida pelo contato com gotículas respiratórias ou pelo contato direto com o líquido das bolhas.
Afinal, o que é rubéola e como essa doença é transmitida?
A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma doença aguda e altamente contagiosa, causada pelo vírus do gênero Rubivirus, pertencente à família Togaviridae. A condição pode ser transmitida por meio de gotículas respiratórias, como ao tossir, falar, espirrar ou respirar.
O sarampo, a catapora e a rubéola são doenças virais infecciosas, que compartilham diversas semelhanças. Essas semelhanças, geralmente, as tornam parecidas aos olhos do público.
Essas doenças são altamente contagiosas, ou seja, elas se espalham facilmente por meio de gotículas respiratórias. Além disso, as três doenças também apresentam sintomas iniciais parecidos, como febre, mal-estar, e erupções cutâneas, o que pode demonstrar uma semelhança no início do diagnóstico.
Outro fator que as torna similares é o fato de que elas podem ser prevenidas por meio da vacinação, com vacinas combinadas, como a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).
Entenda mais sobre as diferenças entre sarampo, catapora e rubéola:
Apesar de alguns sintomas semelhantes, cada doença possui os seus sinais específicos. Os principais sintomas de sarampo são manchas avermelhadas na pele, tosse, espirros, coriza, febre, conjuntivite, dor de cabeça, mal-estar e perda de apetite.
Já os sintomas de rubéola são febre baixa, manchas avermelhadas pelo corpo, olhos irritados e dores musculares.
Enquanto os sintomas de catapora mais característicos são febre, bolinhas vermelhas na pele, que coçam e podem conter líquido, feridas na pele, fadiga, cansaço, dor de cabeça e falta de apetite.
As três condições são doenças causadas por vírus. No entanto, cada uma é causada por um vírus diferente. Enquanto o sarampo é causado por um vírus da família Paramyxoviridae, a catapora é causada pelo vírus varicela-zoster e a rubéola pelo vírus do gênero Rubivirus.
Outra diferença que pode ser observada são as complicações que cada condição pode causar, caso a doença não seja tratada corretamente.
O sarampo pode causar complicações como pneumonia, encefalite, cegueira, surdez e retardo do crescimento. Além da encefalite e da pneumonia, a catapora também pode causar infecções na pele e no ouvido. A rubeola na gravidez pode causar diversas complicações como aborto, morte fetal ou anomalias congênitas.
Em casos de sintomas de condições como o sarampo, a catapora e a rubéola é muito importante procurar imediatamente auxílio médico. Conheça o Complexo UMC e conte com profissionais especialistas em prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Agende sua consulta e cuide da sua saúde!
Referências:
O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa. Caracteriza-se por uma erupção cutânea que, geralmente, começa no rosto e se espalha para o resto do corpo.
A catapora, ou varicela, é uma infecção viral causada pelo vírus varicela-zoster. É caracterizada por uma erupção cutânea que se transforma em bolhas com líquido e depois forma crostas.
A rubéola, ou sarampo alemão, é uma infecção viral causada pelo vírus da rubéola. A doença pode causar erupções cutâneas e febre baixa
Sarampo, catapora e rubéola são doenças infecciosas que compartilham algumas características semelhantes, como a presença de erupções cutâneas e a transmissão por contato próximo.
Em abril de 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou o Relatório Global sobre Hepatite 202...
Segundo dados do Relatório Global sobre Hepatite 2024 da Organização Mundial da Saúde (OMS), as hepat...
A apendicite é uma inflamação que acomete diversos brasileiros todos os anos. A falta de tratamento d...