Cirurgia robótica

Afinal, o que é a cirurgia robótica?

Assista ao vídeo

É por sua vida que inovamos, pensando sempre no futuro!

Tecnologias avançadas

Com as tecnologias hospitalares cada vez mais avançadas, surgem também mais dúvidas sobre os processos, funcionamento e, principalmente, segurança de cada procedimento. A cirurgia robótica surgiu para tornar as cirurgias mais práticas e precisas, mas você sabe como ela funciona?

Em uma cirurgia robótica, o robô não possui “autonomia” sobre decisões. Ele é totalmente manipulado pelo cirurgião. Com o robô, o cirurgião tem acesso à imagem 3D, aumento de visibilidade em até 10 vezes, alta definição de cores e contrastes. Desta forma, é possível enxergar a estrutura, que está sendo trabalhada, com uma exatidão improvável a olho nu.

Precisão e segurança

O cirurgião utiliza o console para o manuseio dos quatro braços cirúrgicos do robô. Existe um dispositivo de segurança que filtra eventuais tremores das mãos do médico, conferindo maior precisão ao procedimento. Além disso, o console acusa quando o médico retira o rosto da tela, interrompendo o robô.

As incisões iniciais e a sutura final são realizadas manualmente pelo cirurgião auxiliar, que fica ao lado do robô junto com a equipe de enfermagem, todos preparados e treinados para estes procedimentos, seguindo protocolos internacionais e exigência de certificação para atuação.

Cirurgia menos invasiva

Uma das grandes vantagens da cirurgia robótica é que o robô oferece melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° rotação e permitindo o acesso a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas. É uma cirurgia menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas tecidos, o que garante melhor recuperação do paciente e um pós-operatório mais tranquilo.

Desde 2019, já foram realizadas mais de 300 cirurgias robóticas com o robô Da Vinci® no Complexo UMC, em uma parceria com o Instituto de Cirurgia Robótica Ciências Médicas da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA). Como esperado, os resultados foram bem-sucedidos, tanto em diversas cirurgias urológicas, tratamento de cálculos renais, próstata, câncer de rim e bexiga, quanto em outras especialidades.