A apendicite é uma inflamação que acomete diversos brasileiros todos os anos. A falta de tratamento dessa condição pode colocar em risco a vida de crianças, adultos e idosos, por isso, reconhecer os sinais de apendicite é fundamental para saber o momento de buscar ajuda médica.
Confira os principais sintomas que essa infecção pode causar e quais são as ações que devem ser tomadas para um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz no Complexo UMC.
Índice
Entender o que é apendicite é tão importante quanto entender seus sintomas. A apendicite aguda é a inflamação do apêndice, um órgão que se encontra ao lado direito do abdômen, mais especificamente entre o intestino delgado e grosso.
O que causa apendicite é a obstrução desse órgão, que pode acontecer pela presença de parasitas, infecções ou até mesmo de restos fecais. Quando inflamado, esse órgão pode ser responsável por causar fortes dores, além de outros sintomas.
Caso a apendicite não seja diagnosticada, pode ocorrer o rompimento do apêndice, que desencadeia uma infecção generalizada capaz de colocar em risco a vida do paciente. Por esse motivo, ao identificar os sintomas de apendicite, o médico deve ser consultado rapidamente.
A principal queixa em relação aos sintomas dessa condição é a dor. É muito comum que pacientes se perguntem como é a dor de apendicite para saber identificá-la caso aconteça.
Como mencionado, o órgão afetado se localiza ao lado inferior direito do abdome, logo, o lado da apendicite é o mesmo e, consequentemente, a dor abdominal sentida. A dor causada é contínua, começa fraca e em seguida tem sua intensidade aumentada.
A dor aguda e forte na região é responsável por provocar náuseas e vômitos. Depois de um tempo, esses dois sintomas se tornam parte do quadro e deixam de ser somente consequência da dor sentida.
A apendicite causa perda de apetite devido à inflamação e dor abdominal intensa. A resposta inflamatória libera substâncias químicas que reduzem o apetite e a dor provoca desconforto, desestimulando a ingestão de alimentos. Além das náuseas e vômitos, citados anteriormente.
A febre causada pela apendicite não costuma ser muito alta. Ela ocorre com a evolução da condição e não logo no início, como os demais sintomas. Normalmente, a temperatura nesses casos varia em torno de 37,5°C e 38°C.
Quando o apêndice fica inflamado, pode ocorrer uma obstrução em sua abertura. Isso impede que o conteúdo intestinal (mucosa, líquidos e gases) passe livremente, causando acúmulo de gases e fluidos dentro do apêndice e, consequentemente, no intestino.
Alguns pacientes também podem sofrer com mudanças nos movimentos intestinais, ou seja, podem sofrer com constipação ou diarreia.
O diagnóstico da apendicite deve ser realizado por um clínico geral em Uberlândia e é realizado a partir dos sintomas relatados pelo paciente e na palpação do abdômen. Por existirem outras condições que podem causar dores abdominais do lado direito, podem ser solicitados exames complementares como o ultrassom.
Não existem muitas opções de tratamentos para a apendicite, sendo um deles a laparoscopia, que é uma cirurgia realizada com um um tubo com uma câmera e luz. Nesse procedimento, três furos são realizados na parte inferior do abdômen.
A laparoscopia é o tratamento mais usado atualmente, já que oferece ao paciente uma recuperação mais rápida e confortável.
A ajuda médica deve ser buscada ao sentir qualquer um dos sintomas que a infecção pode causar. Normalmente, o primeiro deles é a dor abdominal. É preciso um atendimento rápido para realizar a cirurgia da apendicite para que a vida do paciente não seja colocada em risco.
Ao reconhecer qualquer um dos sinais de apendicite não deixe de procurar um médico para o diagnóstico e tratamento. Nesses casos, conte com o Complexo UMC que conta com clínicos gerais capacitados para atendê-los da melhor maneira possível.
Agende sua consulta com um de nossos especialistas e cuide sempre da sua saúde!
Referência:
Apendicite é uma inflamação que ocorre em um órgão chamado apêndice, a causa é a obstrução desse órgão e o não tratamento pode colocar em risco a vida do paciente.
Os sinais de apendicite incluem: dor abdominal intensa, náusea, vômito, perda de apetite, febre, inchaço abdominal e mudanças nos movimentos intestinais.
Sim, a apendicite é uma condição que pode afetar crianças, sendo a dor abdominal e a perda de apetite um dos principais sintomas observados.
O quadro de apendicite é cirúrgico, essa cirurgia é realizada através de três incisões na região abdominal.
Hemograma é um exame de rotina que analisa as diferentes células presentes no sangue, incluindo glóbu...
O exame de dosagem de vitamina B12 é frequentemente indicado quando há suspeita de deficiência dessa ...
A anemia é uma condição caracterizada pela diminuição da quantidade de hemoglobina presente nas hemác...