Receita de Oftalmologista: como funciona e quanto tempo vale?

A oftalmologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções que atingem os olhos e o sistema visual. Isso inclui problemas de visão, por exemplo, miopia, hipermetropia e astigmatismo, que necessitam de receita do oftalmologista em Uberlândia para serem tratadas.

Índice

Problemas de visão e a população brasileira

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente 35 milhões de brasileiros têm algum tipo de problema de visão, isto representa cerca de 18% da população do país. Entre os problemas mais comuns estão a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e a presbiopia, citadas acima.

A receita

A receita de oftalmologista é uma prescrição médica que indica qual tipo de correção visual o paciente precisa, normalmente diz respeito ao uso de óculos ou lentes de contato. Quando vamos a uma consulta oftalmológica, o profissional especializado realiza uma série de exames para avaliar a saúde e a qualidade da visão do paciente. 

Tais exames costumam checar a acuidade visual, a capacidade de enxergar cores, a pressão intraocular, entre outros aspectos. Com base nos resultados, o oftalmologista pode prescrever óculos ou lentes de contato com grau, caso necessário, para corrigir o problema. 

Em uma receita oftalmológica se inclui informações sobre a medida da distância interpupilar, o tipo de lente e o grau de correção para cada olho, além de outras informações relevantes. São informações cruciais para que um óptico possa fabricar as lentes ou óculos adequados.

Um documento legal

É importante ressaltar que estamos falando de um documento legal, que só pode ser emitido por um médico oftalmologista habilitado. Portanto, se o paciente suspeita de problemas de visão, é importante agendar uma consulta em uma clínica oftalmológica em Uberlândia para obter uma prescrição.

Qual a validade de uma receita oftalmológica?

A receita oftalmológica para óculos tem validade de um ano, a partir de sua data de emissão. Já para as lentes de contato, a validade é de seis meses.

Porém, este tempo não significa que o paciente deva esperar tanto para realizar um novo exame ou trocar suas lentes ou óculos. Se perceber qualquer alteração na visão ou desconforto, deve buscar um novo atendimento com o oftalmologista o mais breve possível.

Além disso, em alguns casos, o oftalmologista pode determinar uma validade menor para a receita, o que é comum quando há suspeita de mudanças significativas na visão do paciente ou se a correção visual prescrita for mais complexa. Mas, independente disso, sempre siga as orientações do médico e mantenha a frequência das consultas de rotina em nossas clínicas em Uberlândia para garantir a saúde e a qualidade da visão.

Referências:

Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Revista Brasileira de Oftalmologia

FAQ

Existem diferentes formatos de receita?

O oftalmo pode gerar uma receita digital, em PDF, ou uma receita física, no papel. Porém, constam nas duas as mesmas informações.

Qual é a classificação dos tipos de grau?

Grau baixo é de 0 a 3 graus; grau moderado é de 3 a 6 graus, e grau alto mais de 6 graus.

Qual a diferença entre o óculos e a lente de contato?

Do ponto de vista médico, não há diferença. A escolha depende das preferências e necessidades individuais de cada pessoa, e deve ser feita com a orientação de um oftalmologista.

Qual a diferença entre oftalmologista e optometrista?

O oftalmologista está apto a receitar remédios e realizar tratamento de doenças, enquanto o optometrista pode atuar em consultório próprio, laboratórios e institutos de pesquisa para o tratamento ocular.

Compartilhe: