Cuidados ao se ter na gravidez - Obstetra em Uberlândia

A gravidez é um período de muitas mudanças na vida da mulher. Por esse motivo, as dúvidas e as preocupações com os cuidados na gravidez são extremamente frequentes.

Alguns cuidados são essenciais para a saúde e bem-estar da mãe e do bebê. Dessa forma, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse período tão importante na vida das mulheres:

Índice

Quais os cuidados antes da gravidez?

Muito além de somente ter cuidados na gravidez, é essencial que as mulheres se preparem antes mesmo da concepção. Os cuidados antes da gravidez podem ser muito importantes para a saúde e bem-estar, tanto da mulher, quanto da criança que está por vir.

Conheça a seguir alguns dos cuidados mais importantes:

Começar a tomar ácido fólico

Ao realizar uma consulta ginecológica, pode ser fortemente recomendado que a mulher que deseja engravidar inclua o ácido fólico em sua rotina. 

Isso porque, o ácido fólico é uma vitamina B que possui um papel muito importante para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Por isso, os médicos recomendam que as mulheres tomem o suplemento antes da concepção e nos primeiros meses da gestação.

Fazer exames pré-concepcionais

A realização de exames pré-concepcionais é muito importante para a identificação de condições médicas que podem afetar a saúde da mãe ou do bebê na gravidez. Por meio desses exames, é possível entender sobre eventuais causas de dificuldades de engravidar ou de outras questões.

Os exames recomendados pelo médico obstetra podem ser testes de sangue, exames de urina e outros.

Se alimentar corretamente

A alimentação também é uma questão muito importante para as mulheres que desejam engravidar. Ter uma alimentação saudável e devidamente balanceada é essencial para a ingestão de nutrientes, que são muito importantes para a saúde da mulher e do bebê. 

Prevenção câncer de colo uterino e de mama

Após procurar um ginecologista em Uberlândia a realização de exames de prevenção do câncer de colo uterino e de mama também poderá ser solicitado. Isso porque, exames como o Papanicolau e a mamografia são essenciais para a identificação precoce de doenças.

Vacinação e exame preventivo

Além disso, a atualização das vacinas é outra questão muito importante, é essencial que elas estejam devidamente atualizadas antes de engravidar. Se necessário, realize exames preventivos para detectar e tratar doenças.

Agende uma consulta com uma ginecologista ou obstetra em Uberlândia

Além de adotar cada um dos cuidados pré-concepcionais, é muito importante procurar por um obstetra em Uberlândia para iniciar todo o acompanhamento necessário para a concepção e para a gravidez.

A realização de exames e consultas possuem um papel crucial antes, durante e após a gravidez. Por isso, agende sua consulta com um médico especialista e tire suas dúvidas!

Consulte nossas clínicas e agende uma consulta

Está procurando uma clínica ginecológica Uberlândia? No Complexo UMC você encontra profissionais especialistas que poderão te ajudar com cuidados antes e durante a gestação. 

Entre em contato conosco e marque sua consulta com um de nossos especialistas!

Referências

Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia

Sociedade Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia

FAQ

Por que é importante procurar um obstetra durante a gravidez?

Procurar um especialista Ginecologista/Obstetra em Uberlândia durante a gravidez é essencial para garantir um acompanhamento médico exclusivo e especializado. Isso porque, o profissional é capacitado para cuidar da saúde da mulher, acompanhar o desenvolvimento do bebê, realizar exames e muito mais.

Com que frequência devo visitar o obstetra durante a gravidez?

A frequência das consultas com o obstetra pode variar de acordo com cada caso e orientação do médico. O acompanhamento é fundamental para que o obstetra monitore o progresso da gestação.

O que devo fazer se tiver dúvidas ou preocupações durante a gravidez?

Em casos de dúvidas, preocupações ou desconfortos na gravidez, é muito importante buscar orientação médica, para garantir uma gravidez saudável e segura.

Além do obstetra, quais outros profissionais podem ser importantes durante a gravidez?

Além do acompanhamento com um obstetra, consultar outros profissionais também pode ser muito importante, como nutricionistas, fisioterapeutas e outros.

Compartilhe: