A pele é a primeira barreira do corpo contra a ação de agentes externos, como fungos, bactérias e efeitos do clima, o que a deixa suscetível a inúmeros ataques e doenças. Portanto, é natural que ao longo da vida surjam problemas relacionados à pele que precisam ser tratados com um dermatologista, médico especialista por cuidar das doenças de pele mais comuns.
Veja, a seguir, as enfermidades mais comuns e que demandam uma visita ao profissional da área:
Índice
Você sabe o que é acne? A acne assola muitos adolescentes, porém, é uma doença bem comum e pode atingir pessoas de várias idades em graus variados. Ela é causada pelo entupimento dos poros da pele, em razão do excesso de sebo produzido por ela.
O sebo tem a função de proteger e manter a oleosidade da pele, mas quando se acumula, dá origem a uma reação inflamatória conhecida como espinha. Em casos mais severos, a reação inflamatória é capaz de acarretar cicatrizes, causando também o surgimento de pontos de hiperpigmentação e manchas.
A acne pode afetar o rosto, o peito, as costas e os ombros, pode ser notada por meio do aparecimento de cravos brancos, cravos pretos, espinhas com pontas amareladas ou brancas. Em casos mais graves, as espinhas podem evoluir para cistos e nódulos.
Apesar de o diagnóstico ser facilmente visível, a realização de exames adicionais pode ser indicada pelo médico dermatologista para um diagnóstico mais completo e preciso.
Nesse sentido, para tratar a condição, o especialista pode indicar o uso de cremes, a administração de medicamentos orais e até mesmo a realização de procedimentos, como peelings químicos.
A rosácea também faz parte das doenças de pele que são mais comuns. Ela é, na verdade, uma vermelhidão na pele que deixa a área afetada com uma textura mais grossa. Até por isso é várias vezes confundida com uma queimadura solar, no entanto, é uma condição duradoura.
Além da vermelhidão, a principal caraterística da rosácea, a condição ainda provoca lesões inflamadas, acne, secura ocular, irritação e inchaço na face, principalmente nas bochechas, nariz, testa e queixo.
Outros sintomas de rosácea são vasos sanguíneos visíveis e o surgimento de pústulas e pequenas bolhas.
O diagnóstico de rosácea pode ser realizado por um dermatologista em Uberlândia, por meio da análise dos sintomas e da realização de testes. Apesar de não ter cura, a rosácea pode ser tratada, com o objetivo de diminuir os sintomas.
Para tratar a condição, o uso de medicamentos, como antibióticos, pode ser indicado. Além disso, cremes tópicos também podem ajudar, e em alguns casos, a realização de procedimentos a laser pode ser uma excelente alternativa.
A dermatite atópica é um problema genético que afeta geralmente as crianças. É uma alergia cutânea que faz com a pele fique seca e apareçam erupções que coçam, com crostas e feridas. Caso identifique esses sinais, é interessante buscar um dermato o mais rápido possível.
Essa doença ocorre sempre nas dobras do corpo, em especial nos braços e nas pernas, mas o pescoço e as axilas são lugares também afetados. Ela pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles, contato com materiais ásperos, fragrâncias e loções, frio intenso, calor ou transpiração. Além de fatores emocionais, como nervosismo, ansiedade e depressão.
Os sintomas mais comuns de dermatite atopica são:
Por meio da análise dos sintomas e dos sinais relatados pelo paciente, o médico dermatologista pode diagnosticar a dermatite atópica. Para isso, é importante que ele considere os sintomas, as situações em que eles aparecem e a frequência.
O tratamento da condição pode ser realizado por meio do uso de medicamentos e pomadas corticoides, que são prescritos pelo dermatologista. Além disso, o uso de hidratantes específicos também pode ser indicado.
O melasma afeta uma boa parte das mulheres na faixa dos 20 a 50 anos, sendo caracterizado pela presença de manchas escuras ou acastanhadas em regiões do corpo como rosto, colo e braços. Os formatos são irregulares e bem definidos, normalmente assimétricos.
O principal sintoma do melasma, é o aparecimento de manchas escuras na pele.
Para diagnosticar a doença, o médico especialista analisa a pele e indica o tratamento ideal para o caso do paciente. Nesse sentido, para tratar a doença, o uso de cremes com ácidos pode ser indicado, além disso, o uso de protetor solar passa a ser ainda mais recomendado para quem possui a condição.
Por fim, o câncer de pele é um dos tipos de câncer de maior ocorrência aqui no Brasil. Estima-se que cerca de 90% dos casos estão associados à exposição solar sem proteção adequada, por isso, a alta incidência em países tropicais.
Esta doença é provocada pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Além da exposição solar, outros fatores são cruciais para seu desenvolvimento, por exemplo, tabagismo, predisposição genética, infecção por HPV (Human Papiloma Virus) e também feridas crônicas que não cicatrizam.
Dentre os sintomas característicos da doença, os principais são:
O primeiro passo para o diagnóstico da doença, é a análise dos sintomas e da pele. Após isso, caso o dermatologista suspeite de câncer de pele, ele solicitará uma biópsia e outros exames que são essenciais para um diagnóstico preciso.
Para tratar a doença, a realização de tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia, dependendo do tipo e estágio do câncer.
Quando notar alterações em sua pele, procure por um dermatologista. O Complexo UMC conta com especialistas altamente capacitados para te atender.
Agende sua consulta com um de nossos especialistas e cuide da sua pele!
Referências:
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Doenças de pele são condições que afetam a pele, cabelos, unhas e membranas mucosas. Podem ser causadas por fatores genéticos, ambientais, infecciosos ou imunológicos.
Algumas das doenças de pele mais comuns incluem rosácea, acne, dermatite, psoríase, verrugas, herpes, impetigo, urticária e muitas outras.
A acne é frequentemente causada por glândulas sebáceas hiperativas, resultando em obstrução dos poros. Bactérias, hormônios e fatores genéticos também desempenham um papel no desenvolvimento da acne.
A dermatite é uma inflamação da pele que pode ser causada por alergias, irritantes, contato com substâncias químicas ou condições genéticas.
O câncer de pele é uma das doenças de pele mais comuns. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer...
Ter uma pele saudável, bonita e viçosa é um objetivo para muitas pessoas. No entanto, a exposição exc...
Manter uma pele saudável vai muito além da estética, é uma maneira de refletir a saúde interna e o be...