O câncer de estômago é uma das principais doenças do estômago, acometendo milhares de brasileiros. Para ajudar na prevenção e diagnóstico precoce dessa doença, o Complexo UMC preparou um artigo completo para você entender o que é câncer de estômago e como prevenir a doença.
Índice
Também conhecido como câncer gástrico, o câncer de estômago é uma doença que começa quando as células do estômago sofrem algum tipo de mutação e começam a crescer descontroladamente, formando tumores malignos.
Existem três tipos de tumores que causam o câncer de estômago: adenocarcinoma, linfoma e leiomiossarcoma. O tumor conhecido como adenocarcinoma, segundo o INCA, é responsável por 95% dos casos, sendo o mais comum.
Os possíveis fatores de risco e causas do câncer de estômago, são:
A manifestação de sintomas que indiquem a doença pode levar anos e esses sintomas podem ser confundidos com o de outras condições menos graves. Isso pode dificultar o diagnóstico precoce e as chances de um tratamento eficaz.
Por isso, é importante saber quais os sintomas de câncer no estômago e buscar o médico especialista caso apresente qualquer um deles. Entre os sintomas mais comuns estão: perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente.
Quando a doença está em um estágio avançado, os sintomas de câncer de estômago podem incluir: surgimento de uma massa palpável na parte superior do abdômen, a presença de íngua ao lado esquerdo inferior do pescoço e nódulos ao redor do umbigo.
O diagnóstico desse tipo de câncer é feito a partir da realização de uma endoscopia com biópsia. Caso a presença de um tumor seja confirmada, é realizada uma tomografia computadorizada para avaliar o estágio da doença.
Quando diagnosticado em seu estágio inicial, o câncer de estômago tem cura. Por isso, se consultar com um gastro em Uberlândia na presença de qualquer um dos sintomas é de extrema importância.
Existem algumas técnicas cirúrgicas utilizadas para o tratamento de câncer de estômago. Para escolher a técnica mais adequada, o médico leva em consideração o estágio da doença, a condição do paciente e a localização do tumor.
A ressecção endoscópica é a técnica adequada quando o câncer é diagnosticado em estágio inicial. Esse procedimento é realizado com o uso de um endoscópio (tubo longo com uma microcâmera), que é introduzido pela boca do paciente. Através desse aparelho é realizada a intervenção na mucosa e a retirada total do tumor.
Outra técnica que pode ser considerada é a gastrectomia, que é a remoção do estômago. Essa cirurgia pode ser realizada da forma convencional, com uma grande incisão no abdômen ou através da videolaparoscopia, que é menos invasiva.
No caso da necessidade da gastrectomia, o médico analisa se há necessidade da remoção parcial ou completa do estômago. Caso seja indicada a gastrectomia total é realizada a remoção completa do estômago, dos linfonodos próximos e outros órgãos próximos, caso tenham sido atingidos pelo tumor.
A gastrectomia parcial, é realizada quando o tumor se encontra na parte superior ou inferior do estômago, e consiste na remoção parcial deste órgão, juntamente com linfonodos próximos.
Outro tratamento que pode ser indicado pelos médicos do Complexo UMC é a quimioterapia e a radioterapia. A quimioterapia é um tratamento que usa medicamentos anticancerígenos para destruir as células tumorais e, normalmente, é administrada depois da realização da cirurgia.
Já a radioterapia utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir essas células. Esse tratamento é combinado com a quimioterapia.
Quando o câncer de estômago é descoberto em estágio avançado, o paciente é encaminhado para cuidados paliativos. Esses cuidados não tem o objetivo de curar a doença, mas sim proporcionar uma melhor qualidade de vida para o paciente. Para isso, são utilizados medicamentos que aliviam os sintomas os sintomas da doença
É possível reduzir o risco de câncer de estômago adotando medidas simples, como manter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e limitar o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, se você tiver histórico familiar de câncer ou estiver exposto a substâncias cancerígenas, é importante fazer visitas regulares ao médico especialista para monitoramento e avaliação.
Se você notar algum dos sinais de câncer de estômago, é fundamental consultar um especialista qualificado. O Complexo UMC conta com diversos profissionais para avaliar o seu quadro e indicar o melhor tratamento.
Coloque sua saúde em primeiro lugar, conte com o Complexo UMC e agende sua consulta!
Referência:
O câncer de estômago, ou câncer gástrico, ocorre quando células do estômago se transformam em cancerosas e crescem descontroladamente, formando tumores. É uma doença grave e está relacionada a fatores de risco variados.
Os sintomas iniciais do câncer de estômago incluem perda de peso, perda de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, náuseas e dor abdominal. Em estágios mais avançados, Pode ocorrer o surgimento de uma massa palpável no abdômen e nódulos ao redor do umbigo.
O câncer de estômago é diagnosticado através de uma endoscopia com biópsia, que permite a coleta de amostras do tecido estomacal para análise. Uma tomografia computadorizada pode ser realizada para avaliar a extensão da doença.
Os tratamentos incluem cirurgia, como a ressecção endoscópica ou gastrectomia, dependendo do estágio e localização do tumor. Além disso, podem ser indicadas quimioterapia e radioterapia para tratar células tumorais. Em estágios avançados, cuidados paliativos são utilizados para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Dores no estômago, queimação e má digestão podem ser sinais de doenças do estômago. Para diagnosticá-...
A gastrite é uma das principais doenças do estômago e acomete milhares de brasileiros. No entanto, po...
As fortes dores de estômago não são incomuns entre os brasileiros. No entanto, esse sintoma, na maior...