Você já ouviu falar em “Psicologia Baseada em Evidências”?

Por Kátia Beal

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

A expressão “Psicologia Baseada em Evidências”, significa que o trabalho do psicólogo é baseado em estudos, ensaios randomizados e casos clínicos em que foram utilizadas técnicas que foram comprovadas cientificamente que funcionam e dão resultado para aquele transtorno psicológico.

Um psicólogo que trabalha com Práticas Baseadas em Evidências vai pautar seu trabalho de acordo com três pontos principais:

  • sua expertise, ou seja, sua experiência na prática clínica;
  • a técnica de determinada abordagem com mais evidências que funciona naquele determinado aquele caso;
  • a preferência do seu paciente.

Portanto, uma Prática Baseada em Evidências (PBE) é aquela que oferece uma melhor probabilidade de prognóstico para o transtorno mental do seu paciente, com as melhores evidências e resultados.

Entre as abordagens com maiores evidências científicas hoje, destaco a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que apresenta os melhores resultados para boa parte dos transtornos mentais, tais como: depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares, disfunções sexuais, transtorno do pânico, transtornos de personalidade, TDAH, entre outros transtornos de maior demanda no dia a dia do consultório. Também destaco a Terapia Comportamental Dialética (DBT), que tem os seus melhores resultados para casos de transtorno de personalidade borderline, transtorno bipolar e casos de intensa desregulação emocional, ou seja, casos complexos. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) também tem fortes evidências para casos de dor crônica.

Essas abordagens citadas, as quais eu trabalho, são conhecidas como Terapias Cognitivas e Contextuais, e elas vêm ganhando espaço e sendo amplamente difundidas em todo o Brasil nas últimas décadas. Tal expansão traz benefícios como a maior acessibilidade da população em geral a profissionais com práticas nessas abordagens, baseadas em evidências científicas. Para garantir a capacidade e a qualidade técnica do serviço oferecido pelos terapeutas, a Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), que é a maior associação de terapeutas cognitivos do país, realiza anualmente um processo de certificação destes terapeutas.

A Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil visa imprimir um selo de qualidade ao serviço oferecido, que aumenta a confiabilidade do trabalho desenvolvido pelo profissional. Com isso, a população em geral pode buscar o serviço avaliando se o profissional tem essa chancela, que garante uma melhor qualificação do seu serviço, obtendo assim, mais segurança e resultados no seu tratamento.

O processo de certificação acontece anualmente durante o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (CBTC), com uma rigorosa seleção que ocorre em três etapas: análise de currículo e documentos, prova teórico-objetiva e prova teórico-prática (um estudo de caso). No congresso deste ano, que aconteceu na última semana (19 a 23 de abril), participei do processo recebendo a referida chancela (identificada pelo selo acima), sendo, portanto, reconhecida como a primeira Terapeuta Certificada pela FBTC em Uberlândia, o que garante uma maior confiabilidade ao meu trabalho. Estou muito feliz, pois é uma conquista que vem abrilhantar meus 16 anos de prática clínica e garantir o melhor tratamento oferecido aos meus pacientes.

Informações referentes ao processo de certificação foram retiradas do site da FBTC

Compartilhe:

Conheça os especialistas do Complexo UMC

Saúde e qualidade de vida em um só lugar. Com uma abordagem integrada e inovadora, cuide da sua saúde com profissionais especializados!