Sabia que existe um anticoncepcional certo para o seu organismo?

Escolher um método contraceptivo é uma decisão extremamente importante e pessoal. Afinal, cada organismo possui características únicas, o que pode influenciar diretamente na eficácia e na tolerância dos diferentes anticoncepcionais.

Por esse motivo, é essencial consultar um Ginecologista/Obstetra em Uberlândia, para consulta e realização de exames, para avaliar qual anticoncepcional é mais adequado para o seu organismo. 

Índice

Quais são os métodos anticoncepcionais mais eficazes?

Muitas mulheres questionam-se sobre qual melhor método contraceptivo. Dessa forma, é muito importante entender que cada um dos anticoncepcionais possuem as suas características, e a eficácia pode variar de acordo com o método e sua utilização correta.

Conheça a seguir mais detalhes sobre alguns dos métodos contraceptivos mais eficazes disponíveis:

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um medicamento oral utilizado para prevenir a gravidez. É um método contraceptivo hormonal muito eficaz, que atua para inibir a ovulação, tornando o muco cervical mais espesso e alterando o revestimento uterino.

Esse é um método eficaz para a prevenção de gravidez. No entanto, não oferece proteção contra DSTs.

DIU

O Dispositivo Intrauterino (DIU), é um método contraceptivo de longa duração, além de apresentar 99% de eficácia. Esse anticoncepcional pode ser encontrado em dois tipos diferentes, são eles o DIU de cobre e o DIU hormonal.

O DIU de cobre atua por meio da ação iônica, visto que ele libera íons de cobre, fazendo com que o útero se torne um ambiente inapropriado para os espermatozóides, o que impede a fecundação.

SIU

O DIU hormonal, também conhecido como Sistema Intrauterino (SIU) também é um método de longa duração e de alta eficiência, mas atua de uma maneira diferente no organismo das mulheres. 

O SIU libera o hormônio de forma lenta e esse hormônio é responsável por afinar o revestimento do seu útero, deixando o muco cervical mais espesso, o que consequentemente, dificulta a passagem dos espermatozoides.

Implantes hormonais

Para as mulheres que estão procurando outras opções de contraceptivos, os implantes hormonais podem ser excelentes soluções.

Os implantes hormonais são pequenos dispositivos inseridos sob a pele, na maioria das vezes no braço, são responsáveis por liberar continuamente hormônios contraceptivos, que impedem a ovulação, tornando o muco cervical hostil para os espermatozoides.

Esse é um método contraceptivo muito prático, que dura anos e que possui alta eficácia.

Contraceptivo injetável

Muitas mulheres ao consultar um médico ginecologista queixam-se sobre esquecer de tomar pílula diariamente e procuram por uma solução mais prática, sem perder a eficácia. Nesse sentido, os contraceptivos injetáveis ​​podem ser excelentes alternativas.

Isso porque, aplicados por meio de injeção intramuscular ou subcutânea, eles liberam hormônios contraceptivos gradualmente ao longo do tempo.

Anel vaginal

Outra opção de método anticoncepcional que pode ser indicado por um ginecologista em Uberlândia é o anel vaginal.

Esse é um método flexível e transparente, inserido na vagina e que libera hormônios contraceptivos de forma contínua. É um anticoncepcional de fácil uso e de alta eficácia, mas que necessita ser trocado mensalmente.

Adesivo cutâneo

Você conhece o adesivo cutâneo? É um adesivo fino e flexível aplicado na pele, que libera hormônios contraceptivos continuamente. Possui alta eficácia e precisa ser trocado semanalmente.

Preservativos 

Os preservativos estão entre os métodos contraceptivos mais conhecidos e utilizados. Isso porque, eles servem como um anticoncepcional de barreira, visto que impedem a entrada dos espermatozoides no canal vaginal.

Além de servirem para prevenir a gravidez, os preservativos também são muito importantes na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Eles podem ser encontrados tanto na versão masculina quanto na versão feminina, a sua utilização correta garante alta eficácia.

Esterilização

Por fim, existem também opções de métodos contraceptivos permanentes e definitivos, como é o caso da laqueadura nas mulheres e da vasectomia nos homens. Nesses casos, a realização dos procedimentos impede a fertilização. 

Essa é uma alternativa para as pessoas que não desejam ter filhos, visto que a sua reversão pode ser complicada ou até mesmo impossibilitada.  

Conheça o Complexo UMC!

Procurando clínica ginecológica Uberlândia? O Complexo UMC é o lugar ideal para você realizar consulta ginecológica Uberlândia e encontrar médicos de muitas outras especialidades. Entre em contato conosco e agende já a sua consulta com um de nossos especialistas!

Referências:

Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Brasília

Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO)

FAQ

O que são anticoncepcionais?

Os anticoncepcionais são métodos utilizados para a prevenção da gravidez. Existem diversas possibilidades, eles podem ser hormonais, como as pílulas, os implantes, os adesivos e as injeções, ou métodos de barreira, como os preservativos.

Qual é o anticoncepcional mais eficaz?

A eficácia dos anticoncepcionais varia de acordo com o método utilizado e sua utilização.

Os anticoncepcionais protegem contra doenças sexualmente transmissíveis?

A maioria dos anticoncepcionais hormonais, como as pílulas e implantes, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Nesses casos, é importante usar também preservativos para prevenção de DSTs.

Como escolher o anticoncepcional mais adequado para mim?

Em decorrência da alta variedade de métodos contraceptivos, é comum que muitas mulheres tenham dúvidas sobre qual anticoncepcional utilizar. Nesse sentido, procurar um médico ginecologista é essencial. Agende sua consulta e escolha o método ideal para o seu organismo! 

Compartilhe: