A faringite é uma condição que acomete inúmeros brasileiros, e saber o momento de buscar ajuda médica para identificar esse tipo de inflamação é muito importante. A seguir, mostraremos quais são os principais sintomas e formas de tratamento realizado pelos médicos do Complexo UMC.
Índice
A faringite é uma inflamação na faringe, um órgão que fica localizado na garganta e responsável por conectar a boca e o nariz ao esôfago e à laringe.
Existem diversos fatores que podem causar essa condição, como bactérias e vírus. Por esse motivo existem diversos tipos de faringite.
Como mencionado anteriormente, existem alguns tipos de faringite, cada um com uma causa específica e um tratamento adequado, que deve ser prescrito por um médico. Os tipos bastante comuns são:
A faringite viral é a mais comum depois da bacteriana, ela pode ocorrer juntamente com um resfriado ou uma gripe, ou isoladamente. Esse tipo de condição normalmente dura entre quatro e cinco dias, sendo altamente contagiosa através das gotículas que são eliminadas pela tosse ou espirros, ou pelo contato com secreções, como saliva e secreções nasais de uma pessoa infectada.
O tipo mais comum de faringite, é a faringite bacteriana, também conhecida como estreptocócica. Recebe esse nome porque é causada pela bactéria Streptococcus Pyogenes.
A faringite estreptocócica requer um tratamento adequado com base em antibióticos. Assim como a viral, é contagiosa e pode ser transmitida através das gotículas eliminadas pelas vias respiratórias ou pelo contato com secreções de uma pessoa que esteja infectada.
Diferente dos outros tipos, a faringite alérgica, é causada por reações alérgicas a poeira, pólen, produtos químicos, fumaça, ácaros, clima seco e até certos alimentos. Esse tipo não é contagioso e normalmente é tratado com antialergicos.
Os sintomas da faringite costumam ser comuns entre os seus tipos, com exceção da faringite alérgica, que raramente desencadeia quadros de febre. Entre os principais sintomas apresentados pelos pacientes estão:
Muitas pessoas se confundem entre os termos faringite e laringite. Por terem nomes parecidos e causarem quase os mesmos sintomas, entender as diferenças entre faringite e laringite é muito importante.
Como mencionado, a faringite é uma inflamação que acomete a faringe. A laringite, por sua vez, é uma inflamação que acomete a laringe, sendo essa a primeira diferença entre as duas condições.
A laringe também se encontra no pescoço, no entanto tem uma função diferente. É o órgão que participa da fala, respiração e responsável por conectar a faringe com a traqueia. Por afetar um órgão diferente, a laringite possui fatores causadores adicionais além de vírus e bactérias, como o uso excessivo da voz, tabagismo, lesões nas cordas vocais e outros.
Ao sentir os sintomas descritos, é importante visitar uma clínica de otorrinolaringologia em Uberlândia para que um médico possa avaliar e receitar o tratamento adequado da faringite para cada caso.
Entre as principais formas de tratar a faringite estão os remédios prescritos por um especialista, além do repouso da voz e do aumento da ingestão de líquidos para manter-se hidratado.
Agora que você já sabe como tratar a faringite, não exite em procurar um médico caso sinta algum dos sintomas listados. É importante lembrar que a automedicação não é recomendada para esta ou outras condições de saúde.
Agende sua consulta no Complexo UMC e garanta um tratamento de alta qualidade!
Referências:
Sociedade Brasileira de Pediatria
A faringite é uma inflamação em um órgão chamado faringe. Pode acometer crianças, adultos e idosos, através de vírus, bactérias ou por reações alérgicas.
Não, a laringite é uma inflamação da laringe, outro órgão localizado no pescoço, e além de ser causada por vírus ou bactérias, certos hábitos podem ajudar a desencadear essa condição, como uso excessivo da voz ou fumar.
O tratamento da faringite normalmente é realizado através de medicamentos específicos, que devem ser prescritos por um médico especialista.
Os tipos de faringite são: faringite bacteriana, faringite viral, faringite estreptocócica e faringite alérgica.
Segundo dados da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF),...
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 30% da população brasileira possui algum tipo de ...
Você sabe o que é amigdalite? A amigdalite está entre as principais doenças relacionadas à otorrinola...