Quais são os principais tipos de gastrite?

A gastrite é uma das principais doenças do estômago e acomete milhares de brasileiros. No entanto, poucas pessoas realmente sabem o que é gastrite. Essa doença é uma inflamação da mucosa do estômago e existem diferentes tipos, classificados de acordo com suas causas..

Conheça a seguir os principais tipos de gastrite e a necessidade de tratá-las com um gastro qualificado do Complexo UMC:

Índice

Gastrite aguda

A gastrite aguda é um dos tipos mais comuns, ela ocorre de maneira repentina e seus sintomas duram por poucos dias. Normalmente, ela é causada pelo consumo de alimentos ou substâncias que irritam o organismo, como o álcool,  nicotina, a cafeína e o tabaco, além do uso excessivo de alguns medicamentos, como anti-inflamatórios.

Entre os sintomas da gastrite aguda, estão a dor de estômago, queimação, enjoos, vômitos e perda do apetite. O tratamento da gastrite aguda consiste no uso de medicamentos que possam aliviar os sintomas, como antiácidos. 

Gastrite nervosa

A gastrite nervosa é causada por fatores emocionais, como o excesso de estresse e ansiedade. Os sintomas da gastrite nervosa são os mesmos da gastrite aguda, que incluem dores, queimação, enjoos, vômitos e perda do apetite. No entanto, em momentos de muito estresse e ansiedade, esses sintomas são  intensificados. 

O tratamento da gastrite nervosa inclui o uso de remédios que aliviam os sintomas e o cuidados com a saúde mental, como psicoterapia ou aconselhamento psicológico. 

Gastrite crônica

A gastrite crônica, diferentemente da gastrite aguda, se desenvolve ao longo de um período prolongado, persistindo por mais tempo e causando danos progressivos ao revestimento estomacal. 

Ela pode ser causada pelo consumo de alimentos e substâncias que irritam o estômago, ou pela presença de uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Os sintomas da gastrite crônica são semelhantes aos dos outros tipos de gastrite, como dores, queimação e enjoos. 

Os tratamentos mais comuns para gastrite crônica são: medicamentos para reduzir a produção de ácido estomacal, antibióticos para eliminar a infecção por Helicobacter pylori, adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e a interrupção de medicamentos que possam irritar o estômago.      

Gastrite enantematosa

Também conhecida como pangastrite enantematosa, a gastrite enantematosa é a inflamação do revestimento interno do estômago. Ela pode ocorrer em uma parte específica do estômago ou em toda mucosa gástrica. 

A gastrite enantematosa pode causar vermelhidão e inchaço no local, que podem ser observados durante uma endoscopia. Quando não tratada, essa condição pode causar complicações, como úlceras e sangramentos.

Os sintomas são semelhantes aos demais tipos de gastrite, incluindo dores ou desconfortos abdominais, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, perda de apetite e indigestão. 

A gastrite enantematosa tem as seguintes causas:

  • Consumo excessivo de alimentos e substâncias que irritam o estômago, como álcool, nicotina e alimentos gordurosos; 
  • Infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
  • Refluxo biliar.   

Entre as principais formas de tratamento estão o uso de medicamentos que possam aliviar os sintomas ou erradicar a infecção por Helicobacter pylori, além de mudanças do estilo de vida, como a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e exercícios físicos. 

Gastrite eosinofílica

A gastrite eosinofílica é um tipo muito raro de gastrite e caracterizada pela presença de eosinófilos, um tipo de glóbulo branco, na parede do estômago. As causas dessa condição ainda não são totalmente compreendidas, mas existem fatores que contribuem para o seu desenvolvimento, como: 

  • Alergias alimentares; 
  • Doenças autoimunes;
  • Infecções parasitárias.

Além dos sintomas que ocorrem nos outros tipos de gastrite, a gastrite eosinofílica pode causar anemia, diarreia e perda de peso. 

Os possíveis tratamentos para gastrite eosinofílica incluem o uso de medicamentos como corticosteróides, anti-histamínicos e imunossupressores. Além disso, também é preciso identificar e evitar os alimentos que causam reações alérgicas. 

A importância do tratamento dos diferentes tipos de gastrite com um gastro em Uberlândia

Ao ser consultado com um gastro em Uberlândia, o paciente terá um diagnóstico adequado e será encaminhado para o tratamento correto. Por isso, caso apresente algum dos sintomas de gastrite, busque ajuda médica. 

Conte com o Complexo UMC!

Conhecendo os tipos de gastrite e a importância de se consultar com um especialista, conte com o Complexo UMC! 

Oferecemos aos nossos pacientes clínicas e laboratórios com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração. Além disso, contamos com profissionais altamente qualificados que podem oferecer um diagnóstico adequado para cada caso. 

Agende sua consulta e coloque sua saúde sempre em primeiro lugar! 

Referências:

Manual MSD

ACM

Ada

FAQ

Quais são os tipos de gastrite?

Os principais tipos de gastrite são:
Gastrite enantematosa
Gastrite eosinofílica
Gastrite crônica
Gastrite aguda
Gastrite nervosa

O que é gastrite?

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Existem diferentes tipos de gastrite, cada uma com causas e tratamentos específicos.

Quais são os sintomas comuns da gastrite?

Os sintomas comuns da gastrite incluem dor de estômago, queimação, náuseas, vômitos e perda de apetite. Alguns tipos de gastrite podem apresentar sintomas adicionais, como anemia e diarreia.

Como a gastrite é diagnosticada e tratada?

O diagnóstico da gastrite geralmente é feito por um gastro em Uberlândia por meio de exames como endoscopia. O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas, antibióticos para infecções e mudanças no estilo de vida, como uma dieta saudável e redução do estresse.

Compartilhe:

Conheça os especialistas do Complexo UMC

Saúde e qualidade de vida em um só lugar. Com uma abordagem integrada e inovadora, cuide da sua saúde com profissionais especializados!