Insuficiência renal: sintomas, causas e tratamento

A insuficiência renal é uma das condições que afetam pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 850 milhões de pessoas no mundo sofrem com uma doença renal. Anualmente, ocorrem 2,4 milhões de mortes.

Você sabe o que é insuficiência renal, quais os seus sintomas, causas e possibilidades de tratamento? Confira a seguir e entenda tudo o que você precisa saber sobre essa doença:

Índice

O que é insuficiência renal?

Os rins estão entre os órgãos mais importantes para um bom funcionamento do corpo humano.  Isso porque, eles são responsáveis pela filtragem do sangue, eliminado na urina os resíduos e as impurezas que não são úteis para a saúde. 

Nesse sentido, nos casos em que os rins não conseguem exercer a função de filtrar o sangue, o paciente é diagnosticado com insuficiência renal, uma condição que pode trazer grandes complicações para a saúde e para o bem-estar, uma vez que a ausência da filtragem do sangue pode impedir o funcionamento do organismo, sendo extremamente prejudicial, e até mesmo, fatal.

Tipos de insuficiência renal

Essa é uma das doenças dos rins que mais afetam pessoas em todo o mundo e pode ser classificada em dois tipos principais, são eles:

Insuficiência Renal Aguda (IRA)

Nos casos de insuficiência renal aguda (IRA), de forma temporária e reversível, o paciente desenvolve a incapacidade de filtrar o sangue. Essa condição pode ser desenvolvida em decorrência do uso de remédios, por conta de infecções, por lesões renais e por outras situações.

Nesses casos, as funções renais são reduzidas rapidamente e os sintomas se manifestam. Quando o tratamento é iniciado precocemente, é possível reverter a situação e restaurar a função renal.  

Insuficiência Renal Crônica (IRC)

A insuficiência renal crônica (IRC), não é reversível e não possui cura. Nos casos dessa doença, o paciente necessita de tratamentos para realizar as funções dos rins, melhorando a qualidade de vida do paciente, para que ele consiga viver uma vida normal.

Ao contrário da IRA, nos casos de insuficiência renal crônica, a perda da função dos rins acontece gradualmente e os sintomas são agravados com o passar do tempo.

Principais sintomas da insuficiência renal

Os sintomas de insuficiência renal podem variar em decorrência do tipo e da complexidade da doença:

Sintomas da Insuficiência Renal Aguda 

Tratando-se da IRA, os principais sintomas apresentados pelos pacientes são:

  • Alterações na urina;
  • Inchaço em pés e tornozelos;
  • Perda do apetite;
  • Falta de ar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga.

Sintomas da Insuficiência Renal Crônica

Os sintomas da IRC se manifestam de forma progressiva. Os principais são:

  • Dores de cabeça;
  • Dores nos ossos;
  • Mal-estar;
  • Fadiga;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de peso e do apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cãibras;
  • Sede excessiva.

Quais são as causas?

As causas da insuficiência renal podem ser variadas. Dentre as principais, é possível apontar:

  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Infecções do trato urinário;
  • Uso prolongado de medicamentos;
  • Doenças renais prévias.

O diagnóstico da doença

Para diagnosticar a doença, procurar médicos especialistas, como um nefrologista ou urologista em Uberlândia é algo extremamente importante. Isso porque, o profissional poderá avaliar os sintomas e solicitar uma série de exames, para diagnosticar ou descartar a doença.

Os exames que podem ser solicitados para o paciente são:

  • Exame físico: o médico avalia questões como a pressão arterial, inchaço do corpo e outros sintomas físicos;
  • Exames de sangue: servem para avaliar a função renal;
  • Análise de urina: nesse exame é possível detectar alterações na urina, que podem indicar insuficiência renal;
  • Ultrassom dos rins: o exame de imagem serve para avaliar a estrutura dos rins;
  • Biópsia renal: serve para identificar as causas da insuficiência renal.

O médico especialista pode solicitar uma combinação de exames e até mesmo outros testes, para que a doença seja identificada e tratada.

A insuficiência renal tem cura?

Quando tratada corretamente e rapidamente, a insuficiência renal aguda é totalmente reversível e as funções renais podem ser restauradas com eficiência.

No entanto, tratando-se da insuficiência renal crônica, não há cura para a doença. O tratamento serve apenas para retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente e gerenciando os sintomas.

As possibilidades de tratamento

O tratamento da insuficiência renal é extremamente importante para a saúde e bem-estar do paciente, melhorando a sua qualidade de vida e prevenindo eventuais complicações. Dentre as opções de tratamento, é possível apontar:

Mudanças de hábitos

As mudanças de hábitos são extremamente importantes para os pacientes que possuem insuficiência renal. Controlar a pressão arterial, manter os níveis de glicose adequados,  adotar uma dieta controlada e realizar exercícios físicos regulares são alguns dos hábitos saudáveis que auxiliam no tratamento da doença. 

Uso de medicamentos

Em alguns casos de insuficiência renal, o médico especialista pode prescrever remédios para tratar e controlar os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Diálise

A diálise é um procedimento que consiste na remoção dos resíduos do sangue, uma vez que os rins não estão funcionando adequadamente. Existe a diálise peritoneal, que é realizada em casa e a hemodiálise, processo que é feito em uma clínica especializada no tratamento.

Transplante renal

Tratando-se dos pacientes que apresentam um quadro de insuficiência renal crônica avançada, o transplante renal pode ser o tratamento mais adequado. Nesses casos, um rim saudável de um doador compatível é transplantado para o paciente, substituindo o rim comprometido.

Qual a importância do diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce da insuficiência renal é extremamente importante para evitar complicações ainda mais graves para os pacientes. Isso porque, com a detecção precoce da doença é possível encontrar os tratamentos mais adequados para retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente acometido pela condição.

Por esse motivo, é extremamente importante atentar-se sobre os sintomas, além de realizar exames de rotina que podem identificar fatores de risco ou diagnosticar a doença.

Conte com o Complexo UMC!

Para prevenir, diagnosticar e tratar doenças, conte com os profissionais especialistas do Complexo UMC

Em casos de sintomas, não hesite em procurar auxílio médico, agende sua consulta com um de nossos especialistas. Sua saúde é prioridade!

Referências:

Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN)

Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

FAQ

O que é insuficiência renal?

A insuficiência renal é uma doença em que os rins não conseguem realizar suas funções vitais.

Quem está em maior risco de desenvolver insuficiência renal?

Pessoas diabéticas, hipertensas, obesas, com idade avançada ou que possuem histórico familiar possuem maiores riscos do desenvolvimento da doença.

Quais são os principais testes utilizados no diagnóstico da insuficiência renal?

Os testes mais utilizados são exames de sangue, análise de urina, ultrassonografia e biópsia.

Qual é a importância do diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce com um nefrologista em Uberlândia é essencial para encontrar o tratamento ideal, evitando eventuais complicações.

Compartilhe: