ALUGUE SEU ESPAÇO
O exame morfológico faz parte do pré-natal e é essencial para avaliar a condição do feto, observando o bebê dentro do útero e todos os seus órgãos.
Também conhecido como ultrassom morfológico, o exame é uma ultrassonografia feita em dois momentos diferentes da gestação, com finalidades diferentes entre si.
Nós trouxemos detalhes sobre como é feito o exame morfológico e qual é a importância dele durante a gestação.
O exame avalia o tamanho e os órgãos do corpo do feto, com o objetivo de diagnosticar condições de saúde precocemente durante o pré-natal.
Além disso, o ultrassom morfológico também verifica os batimentos cardíacos e pode ser utilizado para a sexagem fetal.
Por meio do exame, é possível identificar características de síndromes cromossômicas, malformações, alterações renais e doenças cardíacas, além de outras condições médicas avaliadas durante o pré-natal.
O exame pode ser utilizado para identificar casos suspeitos de Síndrome de Down, verificar a frequência cardíaca fetal e rastrear risco de pré-eclâmpsia durante a gestação, além de outras condições.
O exame morfológico deve ser agendado para ser realizado no período ideal durante a gestação, seguindo alguns cuidados.
Não é preciso realizar nenhum preparo para o exame, a gestante se deita de barriga para cima e o profissional de saúde passa o transdutor para capturar as imagens.
O exame morfológico é realizado entre a 11ª e a 13ª semana de gestação e, posteriormente, entre a 20ª e a 24ª semana.
O médico especializado realiza a análise das imagens e relata se obteve um resultado de exame morfológico normal ou efetuou achados anormais para que o obstetra possa orientar a gestante.
Os resultados normais do exame morfológico trazem tranquilidade para a gestante, que poderá continuar realizando seu pré-natal ciente de que não há anomalia detectada.
Em caso de anomalias detectadas durante o exame, é possível realizar outros exames complementares para finalizar o diagnóstico e orientar a gestante sobre os próximos passos para a continuidade de uma gestação saudável.
Contudo, em cada caso há necessidade de um tipo de intervenção, dependendo diretamente de qual é a anomalia detectada.
Aproveite que já sabe o que é o exame morfológico e continue aprendendo mais com nossos conteúdos sobre infecção urinária na gravidez.
A sua gestação merece os melhores cuidados, conte com o UMC e agende sua consulta para ter o melhor atendimento durante essa fase.
Entenda o que é miastenia, uma doença autoimune rara que afeta a comunicação entre os nervos e múscul...
Saiba identificar os sintomas iniciais de AVC, como a perda de força e dificuldade para falar, e a im...
A hemodiálise é perigosa para alguns pacientes, especialmente com pressão baixa. Entenda os riscos en...