Dia do Nefrologista

Em 2006, a Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) estabeleceu que o Dia Mundial do Rim é celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, com ações voltadas para a prevenção e conscientização da Doença Renal Crônica (DRC) em todos os países do mundo. 

Desde então, a campanha de prevenção no Brasil, coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), tem destaque internacional. No seu primeiro ano, o Dia Mundial do Rim foi celebrado em 9 de março, sendo a razão de muitas pessoas e institutos atribuem a essa data o Dia do Nefrologista.

Nefrologia: o que é?

A nefrologia consiste em uma especialidade médica voltada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente aquelas relacionadas com o rim. O médico especializado chama-se médico nefrologista.

A importância do nefrologista

O nefrologista em Uberlândia tem uma importância fundamental no cuidado de pacientes acometidos com doenças do sistema urinário, muitas vezes de elevada gravidade e complexidade. 

A principal doença com que o nefrologista lida é a insuficiência renal, que compromete a função dos rins. Ela pode ser aguda, quando os rins subitamente sofrem lesão e deixam de funcionar adequadamente, ou crônica, quando há o processo de perda de função.

Além da insuficiência renal, outras doenças que fazem parte das atribuições do médico nefrologista são hipertensão arterial, infecção urinária e alterações do metabolismo ácido-básico, por exemplo.

Identificação de doenças renais

Dois importantes diagnósticos devem ser empregados na identificação de uma enfermidade: o exame de urina e, principalmente, a dosagem de creatinina. Nesta última se calcula a taxa de filtração glomerular, uma maneira de medir a função renal.

Recomenda-se que pacientes com mais de 40 anos façam passem por, pelo menos, uma consulta médica ao ano com o nefrologista. E, claro, façam os exames que citamos acima.

Para pacientes com história familiar de problemas renais, diabetes, pressão alta, pedra nos rins ou infecção na infância, indicamos visitas mais frequentes. Saiba que na clínica nefrológica em Uberlândia do Complexo UMC contamos com profissionais extremamente qualificados.

Compartilhe: