ALUGUE SEU ESPAÇO
A candidíase pode causar cólica e dor na região pélvica em alguns casos, que pode ser leve ou intensa, além dos sintomas clássicos, como coceira, corrimento e ardência.
Compreender mais detalhes sobre essa infecção que também acomete homens, mas é mais comum em mulheres é fundamental para procurar o tratamento adequado caso apareçam sintomas. Nós trouxemos informações detalhadas para te ajudar a entender o quadro.
A candidíase pode causar dor semelhante à cólica devido à inflamação e irritação na região genital, além de provocar inchaço. A infecção fúngica gera sintomas que variam conforme a gravidade da infecção e o estado imunológico de cada paciente, fazendo com que, em alguns casos, a cólica e o inchaço ocorram de forma mais intensa.
Geralmente, a candidíase se apresenta nos casos em que há uma queda da imunidade. A candidíase não é uma IST, mas é recomendável evitar relações sexuais durante o tratamento, pois a infecção pode ser transmitida e causar irritação na região genital.
Cada paciente apresenta sintomas de acordo com o grau da infecção. A candidíase pode causar cólica, entre outros sintomas, que incluem:
É justamente por causa da ardência combinada com o inchaço na região afetada pelo fungo que se tem a sensação de dor abdominal e cólicas.
Muito embora sejam quadros menos frequentes, a dor é incômoda e requer ajuda médica imediata para iniciar o tratamento adequado.
A candidíase na gravidez pode ocorrer devido às alterações hormonais comuns nesse período. Compreenda mais detalhes sobre a condição:
A candidíase não representa risco para o desenvolvimento do bebê, desde que seja tratada adequadamente. Contudo, ao perceber os primeiros sintomas, é fundamental procurar seu obstetra para receber orientação e iniciar o tratamento, prevenindo complicações.
O tratamento para candidíase deve ser iniciado o quanto antes com o auxílio de um ginecologista, visando alívio das cólicas e sintomas como um todo.
Para controlar a proliferação fúngica, são utilizadas pomadas antifúngicas. É fundamental seguir as orientações médicas quanto à aplicação, que normalmente é feita 3 vezes ao dia, durante um período que pode variar de 3 a 14 dias, dependendo da gravidade do caso.
Uma série de orientações são úteis para a prevenção, visando evitar que a candidíase volte a ocorrer, compreenda:
A candidíase não é uma doença que acomete exclusivamente as mulheres! Aproveite para saber mais sobre a candidíase masculina.Está com sintomas de candidíase? Agende sua consulta hoje mesmo! Sua saúde merece atenção, no UMC você encontra atendimento completo.
O ecocardiograma fetal é um exame essencial durante a gestação para avaliar a saúde cardíaca do bebê,...
O exame morfológico é essencial para avaliar a saúde do feto, identificando condições como síndromes ...
Entenda o que é miastenia, uma doença autoimune rara que afeta a comunicação entre os nervos e múscul...