A pediatria é a área médica responsável por cuidar da saúde das crianças e dos adolescentes. O médico desenvolve seu trabalho para garantir que seus pacientes se desenvolvam saudavelmente. Muitas vezes, a consulta é conduzida pelos pais.
O pediatra em Uberlândia pode atuar em casos clínicos comuns ou em doenças graves que atingem essa faixa etária.
Além disso, orienta os pais sobre vacinação, alimentação, medicação, tratamentos e o que for necessário para o bem-estar da criança.
Uma criança saudável, dentro dos parâmetros de normalidade, não precisa de muitos exames.
Nos primeiros dias de vida, o médico pediatra em Uberlândia costuma solicitar os testes do pezinho, orelhinha, ouvidinho e linguinha, por exemplo. O profissional também pode fazer análises físicas.
No desenvolvimento da criança, os exames mais pedidos são: fezes e urina, hemograma, perfil lipídico, glicemia/insulina, ureia/creatinina, e testes relacionados a alergias e intolerâncias.
Conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria, a frequência ideal para a criança visitar o médico pediatra em Uberlândia varia com a idade.
A recomendação é de três consultas mensais quando o bebê está com 5 a 30 dias de vida. Uma vez ao mês entre 2 e 6 meses de idade e uma visita a cada dois meses, a partir dos sete meses da criança. Para crianças com dois anos ou mais, indica-se uma consulta a cada três meses e uma vez por semestre depois dos 6 anos. Já na fase dos 7 aos 19 anos, uma consulta por ano é suficiente.
Assim, os responsáveis pela criança devem levá-la ao pediatra não apenas em ocasiões de doença, mas também para promover a prevenção de problemas de saúde. Além de servirem, claro, para o esclarecimento de dúvidas, orientações sobre a rotina e por aí vai.
É comum que crianças fiquem doentes em sua infância, principalmente, no momento em que começam a frequentar a escola. Afinal, o sistema imunológico ainda está em formação.
É preciso levar uma criança ao pediatra imediatamente caso ela apresente sintomas como: febre acima de 39°C, vômitos incontroláveis, intoxicações por alimentos ou medicações, acidentes como queimaduras, falta de ar, convulsões e traumas na cabeça.
Conte com o Complexo UMC e encontre o pediatra ideal para atender seu filho!
Conheça nossos pediatrasQuais tratamentos o pediatra costuma indicar?
Adolescentes podem ser atendidos?
Qual a diferença entre pediatria e neonatologia?
Como escolher um pediatra?
Não achou a resposta da sua dúvida
entre em contato conosco