A otorrinolaringologia é uma área médica que trata as doenças relacionadas às seguintes partes do corpo: ouvidos, nariz, garganta (faringe e laringe) e seios da face.
O especialista tem atuação bastante ampla em patologias clínicas e cirúrgicas, nas mais diferentes complexidades. Afinal, compreende órgãos de relevância para fala, audição, respiração, olfato e até mesmo equilíbrio.
Ou seja, estamos falando de uma especialidade constantemente procurada pelas pessoas.
Há muitos exames que podem ser solicitados. Em problemas de audição, tontura e labirintite, são realizados os exames de audiometria tonal e vocal, que avaliam a capacidade auditiva da pessoa. Já a vectoeletronistagmografia (VENG) avalia a função vestibular. Existe, também, o exame otoneurológico e imitanciometria ou impedanciometria.
Quando o diagnóstico envolve o nariz, há três tipos de exames. São eles: nasofibrolaringoscopia, a videonasofibrolaringoscopia e tomografia.
A garganta e as cordas vocais requerem exames de laringoscopia indireta ou de laringoestroboscopia.
Normalmente, o otorrinolaringologista entra em cena após o paciente passar por um clínico geral, pediatra ou geriatra, que faz o encaminhamento para a consulta com o especialista.
Entre as doenças tratadas pelo médico, podemos citar a sinusite, que consiste na inflamação do revestimento interno dos seios perinasais. A rinite vai pelo mesmo caminho e é classificada como alérgica, infecciosa ou mista. Refere-se a uma inflamação da mucosa do nariz, podendo ser desencadeada a partir do contato com microrganismos como bactérias, vírus e alérgenos.
O desvio do septo nasal é mais uma enfermidade comum, sendo um distúrbio na parede de cartilagem entre as narinas. A anosmia, por sua vez, é grave e diz respeito à perda do olfato. Ainda vale mencionar a roncopatia, laringite, amigdalite, entre outras.
Um otorrino em Uberlândia deve ser consultado em caso de sintomas como dores de cabeça, dor de ouvido, garganta, na face, coriza intensa, febre, amígdalas aumentadas, incômodo para engolir e rouquidão.
Além disso, tontura, zumbidos no ouvido, roncos altos e a otorréia (descarga pelo ouvido de diferentes secreções) são sinais de que é preciso ir ao médico. Ao identificá-los, procure imediatamente a Otoface, clínica de otorrino em Uberlândia.
Conte com o Complexo UMC e encontre o otorrino ideal para te atender!
Conheça nossos otorrinolaringologistasO que é otorrinolaringologia pediátrica?
Existe exame para identificar alergia?
Qual a diferença entre rinite e sinusite?
O otorrino também atua na estética?
Não achou a resposta da sua dúvida
entre em contato conosco