Oncologista em Uberlândia

O câncer é, hoje, a principal causa de morte na sociedade, e uma importante barreira para aumento da expectativa de vida em todo o mundo. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam a ocorrência de aproximadamente 21 milhões de novos casos até 2030. Para combater a doença, existem os oncologistas, médicos que atuam exclusivamente nos diagnósticos de câncer.

Oncologia

A oncologia é uma especialidade médica que visa coordenar o diagnóstico e o tratamento do câncer em suas diferentes condições. Desse modo, sempre que possível, o oncologista em Uberlândia participa de todas as decisões relacionadas ao tratamento nos casos já diagnosticados. Além disso, pode contribuir bastante para a prevenção da doença.

Quando visitar uma clínica oncológica em Uberlândia?

Existem sinais que apontam para o surgimento de um tumor maligno, que chamamos de câncer. São eles:

  • Queda de peso repentina sem dieta ou prática de exercícios;
  • Cansaço ao fazer pequenas tarefas;
  • Dor sem causa aparente que não passa;
  • Aumento da temperatura corporal para estado febril, que melhora sem a utilização de medicamentos;
  • Alteração duradoura das fezes;
  • Dor ao urinar;
  • Urina com presença de sangue;
  • Sangramentos sem motivos;
  • Crescimento de nódulos ou gânglios;
  • Dificuldade para engolir alimentos e engasgos frequentes;
  • Rouquidão e tosse por mais de três semanas.
  • Caso os exames apresentem resultado positivo para o câncer, o paciente é encaminhado para o acompanhamento e tratamento oncológico específico conforme seu tipo de enfermidade.
  • Os principais tipos de tratamento de câncer

    Os tratamentos em uma clínica oncológica em Uberlândia podem ser realizados para fins curativos, de remissão e paliativo.
    O tratamento curativo visa a cura total e completa do paciente. Quando isso não é possível, o médico oncologista e o paciente trabalham para alcançar a remissão, estágio em que a doença já não afeta a qualidade de vida.
    Os cuidados paliativos, por sua vez, são aplicados aos casos em que não é possível almejar a remissão. Trata-se de uma série de medidas e procedimentos feitos para melhorar a qualidade de vida do paciente através do alívio dos sintomas.

    Quando procurar um oncologista em Uberlândia

    Solicitar texto a Webfoco

    Imagem mulher

    Oncologista em Uberlândia - Complexo UMC

    A atuação integrada de profissionais no diagnóstico e tratamento do câncer é essencial para enfrentar a doença. Por isso, o Complexo UMC conta com especialistas de alto nível na Oncoclínicas.

    Conheça nossos oncologistas

    Dúvidas frequentes

    Tumor é o crescimento anormal das células. Ele é classificado em benigno (cresce lentamente e sem a capacidade de invadir outros tecidos) e maligno. Apenas os tumores malignos são denominados de câncer.
    O câncer pode ser causado por fatores externos, que se relacionam com o meio ambiente e hábitos, ou por fatores internos que, na maioria das vezes, são geneticamente pré-determinados.
    Entre os principais recursos para tratamento do câncer está a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e hormonioterapia. Eles podem ser usados de forma isolada ou combinada.
    Não. Até os cânceres causados por vírus não são contagiosos. Porém, certos vírus capazes de produzir câncer podem ser transmitidos pelo contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas.
    Atualmente, vários tipos de câncer têm cura, desde que tratados em estágios iniciais. Essa é a importância do diagnóstico precoce e da prevenção.

    Não achou a resposta da sua dúvida

    entre em contato conosco