Além de ser uma especialidade médica responsável por cuidar dos órgãos do aparelho digestivo do corpo humano, como dissemos, a gastroenterologia observa a estrutura e sua função, ficando à cargo do especialista identificar possíveis condições que podem afetá-lo.
São examinadas, pelo gastroenterologista, áreas como esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, duodeno, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
A gastroenterologia tem subespecialidades como a hepatologia e a endoscopia digestiva.
Os diagnósticos da gastroenterologia são feitos por meio de uma série de exames.
Entre os principais, podemos citar a endoscopia, colonoscopia, tomografia, ultrassom, halimetria, manometria esofágica, ressonância magnética e exames de sangue, por exemplo.
Além disso, a biópsia e o teste de urease podem ser realizados durante a endoscopia, verificando a existência de uma bactéria, a H. pylori, nas paredes do esôfago, estômago e duodeno. Essa bactéria é capaz de causar muita dor.
A gastroenterologia faz o diagnóstico e o tratamento de condições relacionadas à digestão, absorção de nutrientes e excreção do corpo humano. Portanto, cuidam de condições mais simples, como diarréias, até as mais graves, como cânceres. Algumas das doenças mais frequentes que envolvem esta especialidade médica são a cirrose, a hepatite, a pancreatite, a úlcera, a gastrite, o refluxo e as pedras na vesícula.
Para tratar de condições como a hemorróidas, a síndrome do intestino irritável e a intolerância à lactose, o gastro em Uberlândia pode contar com o apoio de outras especialidades, como alergologia e nutrição.
Quando o assunto são doenças que chegam ao fígado, a gastroenterologia trabalha em conjunto com a hepatologia, especialidade médica que cuida apenas de condições que acontecem nesse órgão.
Deve-se realizar o agendamento com um médico gastroenterologista quando tiver sintomas frequentes como náuseas, vômitos, cólicas e diarreias. Também dores e inchaços abdominais, dor de estômago e constipação intestinal. Muitas vezes, o clínico geral avalia o paciente e o encaminha para o gastro.
Mesmo com a ausência de sinais, é indicado passar pelo médico pelo menos uma vez ao ano.
Conte com o Complexo UMC e encontre o médico gastro em Uberlândia ideal para te atender!
Conheça nossos gastroenterologistasO que é endoscopia?
Quando é preciso realizar a endoscopia?
Qual a diferença entre gastroenterologia e hepatologia?
O que levar em uma primeira consulta com gastroenterologista?
Não achou a resposta da sua dúvida
entre em contato conosco